› SOBRE A GATES
Fundada em 1911, a empresa integra o seleto grupo de marcas centenárias, comprovando a força da aposta dos seus fundadores em dois valores fundamentais: inovação tecnológica e proximidade com as pessoas. No Brasil, são mais de quatro décadas de pioneirismo, sólidas parcerias e liderança.
De Oficina de Couro à Multinacional
A exemplo de outras companhias de sucesso, a Gates nasceu pequena e graças à perseverança de um homem.
Após trabalhar anos em mineração, o engenheiro norte-americano Charles Cassius Gates reuniu algumas economias, fez um empréstimo e comprou a “Colorado Tire and Leather Company” por US$ 3.500,00. Naquele dia 1 de outubro de 1911, poucos apostariam numa modesta fábrica de produtos em couro de Denver.
No ano seguinte, Charles chamou seu irmão para trabalhar na empresa. Em 1917, John Gates criou a primeira correia V do mundo e revolucionou o mercado. Com o sucesso e o passar de poucos anos, filiais foram abertas em diversos países e a linha de produtos foi ampliada com pneus, câmaras de ar, mangueiras e vedações, além de baterias, jatos e até peças para os ônibus espaciais. Após 85 anos, a família se retirou do comando da empresa e deixava um legado de 14.000 funcionários e 48 fábricas em 15 países.
Compromisso com o Brasil
A Gates iniciou suas atividades no Brasil em 1968, com a produção de correias industriais na cidade de São Paulo. Quatro anos depois, chegou ao mercado nacional a linha automotiva da marca. Na década seguinte, foi construída uma nova unidade em Jacareí (SP), destinada à fabricação de mangueiras. Hoje, saem desse grande complexo industrial, todos os meses, mais de dois milhões de correias, tensionadores e mangueiras para os mercados automotivo, industrial e agrícola.